Ter um belo jardim não é privilégio de quem mora em casas térreas ou possui um grande terreno para cultivar. O contato com a natureza também é possível em pequenos espaços de apartamentos.
Passo 1
O que fazer: A melhor opção para se ter um jardim dentro do apartamento é utilizando vasos.
Passo 2
O que fazer: Transformar o terraço numa pequena varanda com plantas e flores pode ser uma alternativa para deixar seu apartamento com uma área ao ar livre mais aconchegante.
Passo 3
O que fazer: O primeiro passo é buscar informações sobre a estrutura da varanda ou terraço, para saber até que ponto ela pode suportar o peso adicional de vasos, terra, plantas e demais elementos envolvidos no projeto de paisagismo.
Passo 4
O que fazer: Não plante diretamente sobre a laje. Assim, você evita infiltrações e a invasão de raízes nos ralos e vãos do concreto. A melhor opção é utilizar vasos e caixas de diferentes tamanhos e formatos oferecidos no mercado.
Passo 5
O que fazer: Para que não surjam poças de água durante as regas, verifique se há um bom escoamento da água até os ralos
Passo 6
O que fazer: Plantas cultivadas em terraços sofrem grande perda de umidade e precisam de regas diárias para manter o substrato sempre úmido.
Passo 7
O que fazer: A adubação não pode ser esquecida, pois as regas freqüentes ajudam a eliminar os nutrientes.
Passo 8
O que fazer: Em cozinhas que recebem pelo menos 3 horas diárias de sol, a sugestão é o plantio de camomila, hortelã, menta, manjericão e outras plantas cultiváveis. Assim, futuramente poderão ser colhidas para fazer chás, complementar o tempero caseiro e, ao mesmo tempo, embelezar a cozinha.
Passo 9
O que fazer: Para os banheiros, use plantas aquáticas. A alface de água, o ágape e zontas são boas sugestões, pois se reproduzem rápida e espontaneamente.