Segmento registrou expansão de 23,5% no Ceará, o que fez o Estado liderar a pesquisa do IBGE em fevereiro.

Fortaleza/Rio. Os serviços prestados às famílias continuam em expansão no Ceará, de acordo com pesquisa realizada mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Necessárias ao cotidiano de pais e filhos, atividades como diarista e lavanderia cresceram 23,5% em fevereiro deste ano ante o mesmo mês do ano passado, o que fez o Estado liderar o ranking do levantamento.

Sem classificação detalhada, o Ceará também liderou os chamados ‘Outros Serviços’ (32,4%) e, no geral, registrou um avanço de 11,8% – acima da média nacional, que foi de 10,3% – sobre o segundo mês de 2013, ficando em 11º lugar entre os 27 estados investigados.

Os serviços no Estado cresceram em todos os segmentos investigados, e teve nos serviços profissionais, administrativos e complementares o menor índice (4,7%). Os de informação e comunicação cresceram 9,2% e os de transportes, auxiliares dos transportes e correio 15,6%.

Receita cresce no País

A receita bruta nominal de serviços cresceu em todas as regiões pesquisadas pelo (IBGE) em fevereiro deste ano ante fevereiro de 2013. A maior taxa foi registrada no Distrito Federal (26,8%), puxada por serviços ligados a transporte, que cresceram 36,8% nesta região.

Outros destaques foram Mato Grosso (24%) e Goiás (24%). “O que impulsionou esse crescimento também foi o setor de transportes, principalmente no Mato Grosso, que é um corredor para o Porto de Santos.

O Estado também abastece as indústrias de São Paulo e Rio de Janeiro, pelo que explicou o técnico Roberto Saldanha, membro da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE. Em São Paulo, a receita nominal da atividade avançou 7,9%, abaixo da taxa geral de 10,3% em fevereiro contra igual mês do ano passado. Já no Rio de Janeiro, o aumento foi de 13,9% no período. Ao todo, 11 das 27 regiões pesquisadas tiveram crescimento acima da taxa geral. As outras 16 ficaram abaixo, tendo as menores taxas sido registradas em Alagoas (2,8%), Sergipe (3,4%), no Tocantins (4,3%) e em Pernambuco (4,9%).

Os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) mostram um cenário positivo nos dois primeiros meses de 2014 para a atividade, avaliou o economista Rafael Bacciotti, da Tendências Consultoria Segundo o IBGE, o crescimento da receita nominal foi de 10,3% em fevereiro contra fevereiro do ano passado – em termos reais, a alta foi de 2,2%, nos cálculos da consultoria. O dado real, segundo Bacciotti, é obtido com a adoção do indicador de preços de serviços (excluindo saúde e educação, não cobertos pela PMS) como deflator. O resultado de fevereiro, segundo este cálculo, é melhor do que o de janeiro (1,1%) e de dezembro (-0,3%), sempre na comparação com igual mês do ano anterior.

Sustentação

A reação, contudo, não deve se sustentar ao longo deste ano, já que há uma tendência de acomodação no crescimento da massa de renda, além de uma dinâmica mais limitada de consumo. Os empresários do setor também se mostram menos otimistas, com queda na confiança de 1,6% nos primeiros três meses deste ano, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas.

Fonte: Diário do Nordeste

 

 


CONTATOS

  • Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 4949 - Passaré

  • +55 85 3066 1644

  • contato@baseeng.com.br

 NEWSLETTER

Receba nossa newsletter e fique
informado com as novidades da BASE.

ACOMPANHE A BASE