O mês do TIC é outubro, mas este ano, o Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, que teve sua quarta edição realizada no último mês das crianças, preparou uma programação extra, especialmente para o período de férias da criançada de Fortaleza e Sobral. É o TIC FÉRIAS, com espetáculos de palhaços, bonecos, teatro, dança e cinema. O TIC FÉRIAS acontece no dia 18 em Sobral e de 19 a 21 em Fortaleza, com acesso gratuito.

002

A ideia dessa ação é inserir a cultura no tempo livre das crianças e de seus familiares a partir de uma programação cultural para toda a família. Com isso, espera-se contribuir para a formação de plateias e para a democratização do acesso à cultura.

Dois consagrados palhaços vêm abrilhantar a programação do TIC FÉRIAS. Um deles é o argentino Palhaço Tomate, que em 2012 lotou o Anfiteatro do Dragão do Mar em duas divertidas apresentações no segundo ano do TIC. O público pediu e agora ele volta ao Festival com o mesmo espetáculo “Palhaço Puro Tomate”, com sua destreza na arte dos balões, criando instrumentos, personagens e outras formas, construindo cenas e arrancando boas risadas da plateia. Palhaço Tomate se apresenta nos dias 20 e 21 (sábado e domingo) no Espaço Rogaciano Leite Filho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Antes do Tomate, quem chega nos dois dias para a diversão do público no Dragão é o Palhaço Xuxu, personagem do ator Luiz Carlos Vasconcelos, do Grupo Piolin, da Paraíba. Em “Silêncio Total – Vem chegando um palhaço”, Xuxu, um autoritário porém divertido palhaço, faz seus números de mágica, equilíbrio e música, com uma condição: que a plateia faça “Silêncio total!”.

A programação dos dias 20 e 21 no Espaço Rogaciano Leite Filho começa às 17 horas, com espetáculos de dois cearenses que já ganharam o mundo com seus espetáculos. No sábado, Ângela Escudeiro apresenta “O Mau Pensamento”, um espetáculo de teatro de mamulengos, educativo e divertido, criado há 20 anos pela artista, que é bonequeira, atriz, escritora, arte-educadora e diretora de teatro, que já esteve em mais de 40 festivais nacionais e internacionais, e contabiliza mais de 24 prêmios em várias categorias teatrais.

No domingo, o festival será aberto por Augusto Bonequeiro, com “O caso da cobra Pantera”, que conta a história de uma imensa cobra que aparece numa comunidade e causa pânico. Beto e Tati tentarão controlá-la e, para isso, pedem ajuda aos pais, aos amigos, à polícia e, por fim, à plateia. O espetáculo tem a direção de Augusto Bonequeiro, que divide a improvisação e manipulação com Ângela Escudeiro. Augusto Bonequeiro é um dos principais nomes cearenses da arte de teatro de bonecos e do humor, o artista tem mais de 25 anos de profissão com espetáculos adultos e infantis, tendo participado de festivais na Espanha, Portugal, Itália e México.

Ainda no Dragão do Mar, uma série de oito curta-metragens nacionais com abordagem no público infantil vai compor o TIC NA TELA. A mostra acontecerá no sábado e domingo no Cinema do Dragão – Fundação, com início às 16 horas e acesso também gratuito. A curadoria é da catarinense Luiza Lins, que em 2002 idealizou e realizou a primeira Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, evento pioneiro no Brasil que promove a inclusão social, a educação através do cinema e o desenvolvimento do cinema infantil nacional. A curadora realiza em todo o país encontros e seminários para o fortalecimento do cinema infantil brasileiro.

Na mostra serão exibidos: “O homem que bota ovo” (De Rafael Conde. Ficção, Minas Gerais, 2004, 13´), “Calango!” (De Alê Camargo. Animação, Distrito Federal, 2007, 7’44’’), “O fim do recreio” (De Vinicius Mazzon e Nélio Spréa. Ficção, PR, 2011, 17’25”), “O filho do Vizinho” (De Alex Vidigal. Ficção, Distrito Federal, 2011, 7’20”), “Procura-se” (De Iberê Carvalho. Ficção, Distrito Federal, 2010,14’), “Campeonato de Pescaria” (De Luiza Lins e Marco Martins. Ficção, Santa Catarina, 2009, 14’), “João, o galo desregulado” (De Camila Carrossine & Alê Camargo. Animação, SP, 2013, 10’) e “Os caçadores de Saci” (De Sofia Frederico. Ficção, Bahia, 2005, 13’).

Antes do TIC FÉRIAS chegar ao Dragão do Mar, o Festival leva o Grupo N Infinito, de Fortaleza, ao Centro Cultural Bon Jardim, na sexta-feira, dia 19, com “Mistura – a dança das coisas”, às 18 horas. O espetáculo tem se destacado nos palcos cearenses com sua mistura de dança, teatro de bonecos e de objetos, tendo participado de festivais de teatro e de dança realizados no estado. Os bailarinos/manipuladores Ricardo Freire, Carlos Antonio e Felipe Gadelha apresentam uma sequência desordenada de situações e movimentos que instiga a imaginação do espectador.

A abertura do TIC FÉRIAS será em Sobral no dia 18, quinta-feira, com apresentação de “Pratativando”, espetáculo da Cia Mais Caras, às 19 horas, em frente a Casa do Papai Noel, ao lado do Theatro São João. Com direção de Cláudio Ivo, que divide a cena com Edmar Cândido, o espetáculo é uma homenagem a Patativa do Assaré, fazendo uma viagem por sua obra com “Vaca estrela e boi fubá”, “A triste partida”, “Proquê deixei Zabé”, entre outros poemas, em um espetáculo que mescla teatro, dança, circo e música. Composto por atores, sapateadores e músicos, o grupo já participou de diferentes festivais nacionais e internacionais, entre os quais, o Festival Internacional de Países do Mercosul e o Festival de Teatro de Fortaleza.

Fonte: O Estado


CONTATOS

  • Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 4949 - Passaré

  • +55 85 3066 1644

  • contato@baseeng.com.br

 NEWSLETTER

Receba nossa newsletter e fique
informado com as novidades da BASE.

ACOMPANHE A BASE