Juazeiro do Norte. O colorido das flores atrai um grande público à região do Cariri, com o VI Festival das Flores de Holambra, que acontece até o dia 7 de dezembro, na Praça Padre Cícero. O evento a cada ano tem sido responsável por levar um grande público ao Centro de Juazeiro do Norte e se tornou importante atrativo para o turismo regional. Estima-se que cerca de 30 mil pessoas visitem a feira, que neste ano trouxe como novidade a parceria com o shopping, que já se encontra em clima natalino.

São mais de 200 espécies de flores e plantas ornamentais, muitas delas raras, mas adaptadas ao clima da região. Para maior conservação das plantas e flores, o transporte acontece por meio de containers. Depois são colocadas em tendas na praça, com climatizadores, que umedecem o espaço.

gerbera

A feira de flores tornou-se um espaço frequentado por todas as pessoas, já que os preços são mais acessíveis, permitindo a aquisição do produto. Nesse período do ano, alguns cactos são ornamentados com embalagens especiais e motivos natalinos, para as pessoas que pretendem presentear na data. A perspectiva de incrementar o turismo e trazer novas espécies de flores e plantas ornamentais para a região do Cariri, também é um dos objetivos dos organizadores, que mantêm o padrão de recepção aos visitantes que querem admirar a beleza de flores e plantas raras. O festival tem um caráter beneficente e tem a promoção do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, com a parceria da Cooperativa de Flores de Holambra.

Serão dez dias de realização, já que o evento vem sendo realizado desde o último dia 27, contando com o shopping, que neste ano aderiu à primavera das flores. Desde que foi criada, a feira tem recebido pessoas da região e até de Estados vizinhos. Durante a semana, caminhões de flores e plantas ornamentais são descarregados na praça.

Consolidação

Segundo o coordenador Carlos Lobo, a feira de flores é um evento consolidado na região do Cariri e passou a fazer parte do calendário de eventos regional, com um público representativo. São seis anos trazendo para o Cariri a beleza e o colorido das flores da cidade de Holambra, referência também para produtores do Cariri. Rosas, gérberas, bonsais, cactos, orquídeas, várias tipologias de samambaias, lírios, violetas e outras variedades poderão ser contempladas no local de realização do festival.

São 19 anos de realização de feiras em quase todo o Brasil. Além da importante parceria dos organizadores, o festival também conta com o apoio de órgãos como a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e do shopping. O evento acontece em capitais e também nas grandes cidades do interior nordestino. Fortaleza é uma delas, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Belo Horizonte, Recife, João Pessoa, Natal e Maceió.

Conforme Carlos Lobo, a comercialização das espécies de plantas e flores proporciona uma grande movimentação do consumidor caririense, nas mais diversas faixas de público, por conta dos preços acessíveis. Uma equipe de Holambra, que acompanha o evento todos os anos, se disponibiliza a prestar informações a respeito da forma de cultivo mais adequada das flores e plantas e as condições climáticas mais favoráveis, além das orientações que estão afixadas na própria planta. O cultivo pode ser feito em apartamentos, jardins, residências e hotéis das cidades da região. (E.S.)

Fonte: Diário do Nordeste – Cariri Regional


CONTATOS

  • Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 4949 - Passaré

  • +55 85 3066 1644

  • contato@baseeng.com.br

 NEWSLETTER

Receba nossa newsletter e fique
informado com as novidades da BASE.

ACOMPANHE A BASE