A prática de yoga é feita através de exercícios anti-estresse, que pretendem trabalhar a energia corporal. Para além de promover energia, o yoga promove relaxamento, mediante exercícios de respiração, em que a pessoa se sente com mais força de vontade e determinação para realizar as suas atividades.
Outros dos benefícios do yoga são o ganho de elasticidade corporal, em especial na zona da coluna, o aumento da resistência muscular e da capacidade de foco e concentração. O yoga também pode ser um ótimo calmante para quem sobre de depressão, ansiedade ou insônia. No início, as posturas podem parecer um pouco difíceis de realizar, mas com a prática verá que se tornarão bastante simples. O melhor de tudo é que o pode praticar sem sair de casa, seguindo apenas os conselhos e posturas que lhe explicamos.

 

1

Para praticar yoga vista roupas largas e leves, em que se sinta confortável. Não precisa de calçar nada, pois o yoga pratica-se descalço. Adquira um mat, um tapete para yoga. Este tapete serve para amortecer o seu corpo contra o solo e para levar para outro sítio onde queira praticar yoga, como a praia.

Fonte: blog.hsvab.eng.br
2

Escolha um espaço amplo em sua casa, mesmo que isso signifique arrastar alguns móveis. O lugar deve ser silencioso e com uma iluminação adequada.

3

Comece por fazer a postura Sukha Uttanasana. Para isso, deve flexionar o tronco para baixo, mantendo a coluna bem esticada e colocando as mãos um pouco abaixo dos joelhos. Inspire e expire apenas pelo nariz e utilize o abdômen para encher e esvaziar o ar do corpo. Em cada postura pode respirar de 5 a 8 vezes, tendo sempre em atenção a postura. Pode repetir até três vezes a mesma postura.

Fonte: picstopin.com
4

Agora vamos passar à postura Ardha Uttanasana. Partindo da posição anterior, deve descer as suas mãos até encostar as pontas dos dedos no chão. Se não conseguir tocar no chão, pode usar um livro como apoio em cada mão. A coluna deve manter-se com uma ligeira flexão, olhando sempre para a frente.

Fonte: acefitness.org
5

De seguida, passamos à postura Parivrita Vajrasana. Deve sentar-se sobre os calcanhares, mantendo a coluna reta. Coloque a parte de fora da mão esquerda no joelho direito e, a mão direita apoiada nos pés ou no chão, para conseguir girar ligeiramente o corpo. Mantenha a cabeça na vertical, seguindo a linha do ombro.

6

Para fazer a postura Bidalasana deve colocar-se de joelhos no chão, apoiando as mãos no chão também, mantendo o quadril erguido e a coluna reta. De seguida, expire subindo as costas, mantendo a cabeça entre os braços e olhando para a sua barriga. Depois inspire e faça o movimento ao contrário, descendo a coluna e mantendo-a ligeiramente com uma curva para baixo. Repita este processo cerca de oito vezes.

Fonte: meuanjinhopequenino.blogs.sapo.pt
7

Agora é a vez da postura Shalabhasana. Para a fazer deverá deitar-se de barriga para baixo, com os braços esticados para trás. De seguida, deverá elevar as extremidades do corpo, deixando apenas a barriga e o quadril no chão, como mostra a imagem.

Fonte: yogaxtc.com
8

Para fazer a postura Bhekasana deverá começar a partir da posição inicial anterior, deitado de barriga para baixo. De seguida, seguro o dorso dos pés, puxando-os na direção do quadril. Deve apoiar o queixo no chão ou deitar a cabeça de lado.

Fonte: katsaksyoga.com
9

Para fazer a postura Ardha Bhujangasana deve deitar-se novamente no chão de barriga para baixo e apoiar as mãos no chão, esticando os braços e mantendo o corpo ligeiramente para cima. As mãos devem ficar apoiados um pouco abaixo da linha do tórax. Se sentir dor na região lombar, pode flexionar os cotovelos, apoiando-os no chão.

Fonte: ardenhotyoga.com
10

Agora vamos fazer a postura Adho Mukha Svanasana. Para isso, deve formar uma espécie de triângulo com o corpo, subindo o quadril e esticando as pernas e os braços. Deve manter a cabeça voltada para dentro a olhar para o chão e as palmas das mãos abertas.

Fonte: indovacations.net
11

Por fim, vamos fazer a postura Balasana. Coloque-se de joelhos, deitando o corpo em cima das coxas. Apoie a cabeça no chão e coloque os braços para trás. Sem sair desta posição, faça entre 5 a 8 respirações.

Fonte: balasana.com
12

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.


CONTATOS

  • Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 4949 - Passaré

  • +55 85 3066 1644

  • contato@baseeng.com.br

 NEWSLETTER

Receba nossa newsletter e fique
informado com as novidades da BASE.

ACOMPANHE A BASE