Vai começar a trabalhar home office? Temos algumas dicas que vai te ajudar nessa transição.

 

1. Fazer tudo como se fosse sair de casa e pegar o transporte público (mas aproveitar o fato de não ir)

Uma das vantagens de trabalhar de casa é que o escritório não fica a uma hora de carro ou a duas de transporte público. Fica a um minuto a pé da sua cama. E isso te dá uma coisa tão ou mais importante que o salário – tempo.

Passamos mais de metade do nosso dia (pelo menos da parte do dia em que estamos acordados) trabalhando, por isso, ganhar esse tempo significa ter mais vida. Você pode aproveitá-lo para um café da manhã demorado, para uma ducha revitalizante, para um jogging matinal ou, de manhã ou ao final do dia, para conviver com família e amigos. Essas pausas vão melhorar seu dia e, provavelmente, ajudar na produtividade.

2 – Estabelecer limites

Por falar em família e amigos, estabelecer limites para eles é um dos primeiros desafios. Apesar de o conceito de home office não ser novo, ele ainda é estranho para muita gente. Resultado? As pessoas à sua volta vão achar que você não tem bem um emprego. Não chega a ser preconceito, é desconhecimento mesmo.

Por isso, não estranhe se seus pais, irmãos, namorada, mulher ou filhos te interromperem a qualquer hora para dizer algo que não é assim tão importante (e que nunca seria motivo para te ligarem se você estivesse numa empresa convencional). E não estranhe também se seus amigos baterem na sua porta te desafiando para aproveitar o bonito dia de sol lá fora, coisa que também nunca fariam se você estivesse na mesma cadeira do mesmo escritório de sempre, com mais 10 pessoas olhando.

3 – Ter foco

Se estar na sua casa, no seu espaço, do jeito que você quiser, pode ser uma forma de se sentir motivado, também pode ser o caminho mais rápido para a procrastinação. Mesmo que você trabalhe com o que gosta, é provável que existam tarefas rotineiras e menos desafiantes, mas que precisam ser feitas. Para essas horas, ou dias, você precisa ter foco, senão mesmo estender a roupa, coisa que você nunca fez quando era estudante e tinha tempo livre, vai parecer uma tentação.

Fazer log out do Facebook e redes sociais é um bom começo. Para os community managers ou para quem trabalha com as redes sociais, uma dica – criar um perfil no Facebook somente para trabalho.

4 – Criar uma rotina

O que é melhor nesse novo modelo? É que você pode trabalhar de qualquer lugar. E o que é pior? É que você pode trabalhar de qualquer lugar, como explica Susan Seaburg, da Hewlett-Packard. A maioria das pessoas vai para casa para se afastar do trabalho. Você não tem essa opção. E por isso, assim como é um desafio se manter focado, talvez seja um desafio ainda maior saber quando parar e deixar o trabalho para trás.

A internet acontece a toda hora, a cada minuto. Mas você ainda é um ser humano.

5 – Tentar conhecer melhor os colegas de trabalho

Se todos os membros da sua empresa trabalham remotamente, é possível que você nunca se tenha cruzado com eles fora da tela. E isso afasta uma das coisas boas do trabalho convencional (achava que home office só tinha vantagens?) – a interação humana e a relação entre colegas. Uma boa forma de driblar o problema é tentar encontros, presenciais ou virtuais, que não sejam exclusivamente sobre trabalho. Mesmo nos e-mails, ao fim de um tempo, você vai sentir que já conhece aquela pessoa. E isso só pode melhorar a qualidade do trabalho em conjunto.

Caso você tenha negócio próprio ou seja difícil marcar encontros com colegas, procure outros tipos de interação social. Estar calado o dia inteiro olhando para um computador pode ser tudo, menos saudável.

6 – Cuidar do espaço de trabalho

É importante dizer que cada dica funciona de forma diferente conforme as pessoas. E uma das que gera respostas mais diversas é a de que você deve se arrumar (a si e ao seu espaço) da forma mais organizada, competente e profissional possível. Há quem prefira trabalhar de pijama mesmo, deitado no sofá ou cheio de comida na mesa de trabalho. Ninguém vai te impedir e isso não significa necessariamente menos produtividade.

Mas tomar um banho, vestir uma roupa confortável mas com a qual você não se importasse de sair de casa e ter uma mesa de trabalho limpa e sem muita informação, são formas provavelmente mais eficazes de garantir um dia produtivo. Se tiver espaço para isso, evite que esse escritório seja no seu quarto. É um espaço pessoal demais.

7 – Sair de casa

Pode parecer paradoxal falar de dicas para trabalhar a partir de casa sugerindo… sair de casa. Mas não é – definir o seu próprio escritório só tem vantagens, mas quem disse que trabalhar umas horas fora de casa não pode ser igualmente eficiente? Afinal, se você pode trabalhar de casa, pode trabalhar de qualquer lugar do mundo desde que tenha internet. Prepare bem o tempo que vai perder com a deslocação, garanta que tem bateria e internet, e escolha, por exemplo, um local com vista para o mar (dica prática – ficar ao sol vai fazer reflexo na tela e você só vai estar perdendo tempo, cerrando os olhos para tentar ver o que acabou de escrever).

Assim como estar entre 8 a 10 horas fechado num escritório não vai fazer seu dia melhor, ficar sempre dentro de casa também não. Por isso, se não conseguir, então pelo menos depois do trabalho, naquela hora em que todo mundo está voltando para casa, saia. E vai ver como é bom andar na contramão.


CONTATOS

  • Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 4949 - Passaré

  • +55 85 3066 1644

  • contato@baseeng.com.br

 NEWSLETTER

Receba nossa newsletter e fique
informado com as novidades da BASE.

ACOMPANHE A BASE