Se outubro é o mês da conscientização e prevenção do câncer de mama, é em novembro que as campanhas se voltam para o público masculino, e a conscientização passa a ser sobre o câncer de próstata. Esse é um tema muito importante, que não pode passar em branco e, por isso, é hoje o destaque do nosso blog.

Assim como no caso do câncer de mama, manter uma alimentação saudável, rica em vitaminas e nutrientes, é indispensável para prevenir o câncer de próstata. Um dos alimentos que devem ser consumidos de maneira regular é o tomate, que é riquíssimo em licopeno e, segundo estudos, ajuda a diminuir em mais de 30% as chances de desenvolvimento da doença.

É importante também ressaltar que o modo de preparo influencia tal eficácia. O nosso corpo, por exemplo, absorve melhor o licopeno de alimentos processados. Então, além de incluir o tomate em sua salada, procure também receitas em que ele esteja nessa forma, como em molhos, polpas ou no suco de tomate.

Os vegetais de tom verde-escuro, como a couve-flor, o espinafre e o brócolis, também são essenciais na dieta da prevenção, pois possuem nutrientes que combatem os radicais livres, que são prejudiciais à nossa saúde. Nossa dica é revezar o consumo desses vegetais diariamente, para que suas opções de refeições sejam sempre bem diferentes.

A vitamina D, que está presente no leite, também ajuda a combater o câncer de próstata, pois auxilia na destruição de células cancerígenas, além de ser muito benéfica para o seu sistema imunológico.

Rico em ômega 3, substância que ajuda a atrasar o crescimento e a prevenir o aparecimento de tumores na próstata, o salmão ganha muita importância na dieta preventiva, mesmo em casos em que o homem tenha histórico da doença na família.

Agora, procure o auxílio de um nutricionista para montar uma dieta preventiva e busque praticar um exercício físico prazeroso para se manter saudável. As visitas regulares ao médico são indispensáveis para um prognóstico positivo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CONTATOS

  • Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 4949 - Passaré

  • +55 85 3066 1644

  • contato@baseeng.com.br

 NEWSLETTER

Receba nossa newsletter e fique
informado com as novidades da BASE.

ACOMPANHE A BASE