Na moda e na decoração, o estilo que mistura o hippie ao boêmio com cores fortes, estampas e muitos orientalismos está com tudo.

Veja como adotá-lo em casa, em ambientes mais leves ou com uma pegada over:

Sobreposições, cores marcantes, caos, fluidez. É um tanto complicado definir com exatidão o que é o Boho Chic. O termo tem origem na palavra francesa “Bohemian”, a boemia dos ciganos, com seus penduricalhos, xales, músicas e extravagâncias. Mas também tem um pezinho na Ásia.

E a mistura não para por aí. É notável a influência hippie das décadas de 1960 e 1970 nas estampas étnicas, nos tecidos orgânicos, nas mantas e crochês que aquecem poltronas e sofás.Tudo com uma pegada bem handmade.

O segredo para o sucesso é deixar a decoração fluida, com elementos bem integrados, que parecem adquirir vida própria, como um jardim selvagem que cresce sem podas. Não há uma preocupação com combinações ou exagero. Não há planejamento ou controle.

Se você se identifica, inspire-se em 9 ideias:

1. Plena harmonia | A neutralidade é quebrada pelo tapete em ponto cruz. A rede aumenta o aconchego enquanto o baú de viagem marca presença sem pesar demais.

2. Na medida | Tapetes, muitas almofadas e a mesa de centro trazem o boho para este living. A neutralidade do sofá, das cortinas e da parede mantém o ambiente leve, enquanto as franjas da poltrona trazem um toque orgânico.

3. Estilo oriental | As luminárias, o tapete e o conjunto de chá são uma referência clara à cultura asiática. A estampa da mesa, com motivos florais em forma de mandala sintetiza o espírito da decoração.

4. Tons terrosos | As almofadas com estampas étnicas fazem uma releitura contemporânea do estilo, que já incorporou referências folk. Plantas como samambaias e palmeiras têm tudo a ver com o estilo.

5. Miscelânea | O contraste entre as estampas das almofadas, sem medo de arriscar, é o grande destaque da sala junto com os tapetes listrados. O sofá antigo dá um toque excêntrico ao ambiente.

6. Jardim Secreto | As plantas são o elemento-chave para trazer uma aura meio mágica, meio silvestre a esse dormitório. As referências handmade se fazem presentes tanto no tapete, que contrasta com o verde, quando na manta sobre a cama.

7. Paz e amor | O apanhador de sonhos, a mandala pendurada e a colcha não deixam dúvidas de que a inspiração foi o movimento hippie.

8. Aconchego | Parece uma tenda cigana, mas é apenas um ótimo exemplo de como aproveitar com charme o pé-direito alto. As plantas, que parecem pender aleatoriamente, e as cortinas que dão privacidade ao dormitório destaques na composição.

9. Contemporâneo com graça | Nada como encontrar uma ordem no caos. Especialmente quando há elementos tão encantadores, O manequim, as luminárias pendentes e as almofadas indianas constroem uma relação inusitada nesse espaço que tem um quê de lúdico.
Fonte: Casa e Jardim.